sexta-feira, 26 de abril de 2013

Candidatura na Academia Campinense de Letras




Compartilho a notícia de jornal onde foi divulgada minha candidatura à Cadeira 20 da Academia Campinense de Letras. Os outros oito candidatos são fortíssimos e, por esta razão, sei que será um páreo dificílimo. Além disso, será necessário conseguir no mínimo vinte votos dentre os trinta e nove Acadêmicos. Creio que se o julgamento se baseasse apenas nas avaliações curriculares, talvez eu não encantasse tanto quanto alguns colegas. Mas acredito também que a conceituadíssima Academia levará em conta a disposição dos candidatos para as diversas batalhas em prol do alcance das letras e artes para além de seus portais, de modo que a população, hoje ainda carente de leitura e cultura, desprovida de veia poética e tino literário, possa ser transformada pelo poder do conhecimento através de seu envolvimento com a arte. 
Assim, a considerar-se o empenho dos candidatos aptos a colocarem a mão no arado, há de se reconhecer aquele que tem como objetivo ser um multiplicador de um novo conceito de Academias, e não se coloque à margem da imortalidade intelectual ou faça de sua condição um tanto limitada o impedimento de ocupar seu lugar na sociedade. Mas que possa, através de sua experiência, convencer outros pares a galgarem novos patamares. Para isso, deve-se querer crescer, não desistir dos sonhos ou estagnar o conhecimento. Deve-se cultivar união com pessoas de objetivos comuns uma vez que, estando sozinhos, nada realizamos.
E é com esta convicção que agradeço a Deus por me dar forças para lutar contra a correnteza e também a todas as pessoas que me abriram portas e estenderam suas mãos para que eu pudesse firmar meus passos aos cinquenta anos e, no curto espaço de tempo desde 2009, estivesse apta a produzir material literário considerável e construir um caminho produtivo e feliz, conforme demonstro em uma breve biografia abaixo:

Teresa Azevedo é poeta e escritora. Licenciada em Letras pelas ASMEC. Membro efetivo da ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro - Cadeira 06) e membro-correspondente da ALG (Academia de Letras e Artes de Goiás Velho) e ALTO (Academia de Letras de Teófilo Otoni). Publicou oito livros solo, dentre eles o romance “Caramelos Emaranhados”, que lançou a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos Caramelos Emaranhados. Organizou três coletâneas e participou de diversas antologias. Foi vice-presidente do Portal do Poeta Brasileiro. Conquistou o 1° lugar na categoria “Crônica” do Mapa Cultural 2011 - Fase Municipal (Campinas), 4º lugar no XXXI Concurso Internacional Literário Edições AG em 2011, medalha de ouro em concursos em 2011, 2012 e 2013, além de algumas menções honrosas. Como membro do Portal do Poeta Brasileiro desenvolveu, junto ao CENAPEC (Associação Centro Auxiliar de Pesquisas Culturais/Biblioteca Adir Gigliotti), projetos de saraus bimestrais, os quais coordenou. Participou de Bienais do Livro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Trabalha em parceria com a MPS Eventos na elaboração e execução de coletâneas, eventos, produção de fotos e filmagens, entre outros. Possui dos livros solo no prelo: um de poemas e um novo romance com enfoque especial aos distúrbios de saúde mental, e um de contos e crônicas em desenvolvimento. Atualmente trabalha em projetos de novos roteiros para cinema e teatro e na organização de uma coletânea para a celebração de 57 anos do Instituto Campineiro de Cegos Trabalhadores em parceria com Rosana Cappi e Roberto Mercury e outros. Contatos: krika3@gmail.com / www.teresaazevedo.prosaeverso.net.

Por estas razões e, se meu trabalho realizado e a proposta de trabalho conjunto com as outras Academias e instituições culturais por um objetivo comum, dando enfoque a mecanismos que libertem os "diferentes" das amarras sociais e os tornem parte do todo sejam válidos, peço sua recomendação/voto à minha candidatura à Cadeira 20 da Academia Campinense de Letras. 
Ressalto que o fato de ter meu material analisado por imortais como Dr Agostinho Tavolaro e Rubem Costa e outros é algo memorável, independente do resultado final e, por esta razão, já me sinto honrada.

Atenciosamente,

Teresa Azevedo
Membro Efetivo da ANLPPB - Cadeira 06
(Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro) e
Correspondente da ALG (Academia de Letras e Artes de Goiás)
Correspondente da ALTO (Academia de Letras de Teófilo Otoni)
(55-19)92759014/81569740
Valorize o artista vivo!
Comunique aos seus familiares seu desejo em doar seus órgãos e tecidos após sua morte!







Nenhum comentário:

Postar um comentário