sexta-feira, 26 de abril de 2013

Posse na Academia de Letras e Artes de Goiás Velho e revista da posse no dia 09/03/2013














Queridos confrades.
É com o coração transbordante de alegria e honra que lhes escrevo na qualidade de acadêmica correspondente, aproveitando a oportunidade cedida pela edição da revista para compartilhar sobre minha vida enquanto poeta e escritora.
Iniciei minha carreira literária tardiamente aos cinquenta anos, após uma vida profissional frustrada na área administrativa, na qual ainda trabalho secularmente, com perspectivas de realização pessoal definhando pouco a pouco, sempre lançando mão de caneta e papel como ouvintes e companheiros de lágrimas, risos e tantas emoções para me consolar.  Sabendo de minha insatisfação, o poeta Roby Salgado recomendou-me conhecer e publicar meus escritos no Recanto das Letras e assim fiz. Foi ali que conheci meus primeiros grandes incentivadores, os poetas e escritores Fábio Renato Villela e Aline Romariz. Desde então, minha vida foi transformada em cores e formas por uma fórmula mágica e fantástica que nos inebria a alma, movimenta o corpo e faz-nos compor cantares mil mundo afora. Minha experiência de vida não me faz diminuída, ao contrário, dá-me vigor e esperança.
O Portal do Poeta Brasileiro foi criado por Aline Romariz, uma intelectual alagoana de genética literária marcante que se projetou como guerreira a frente de um exército que considera o talento de cada um e não a linhagem elitista, para quem o levante de protagonistas neo literatos vindos de todas as regiões de nosso imenso país vem resultando na construção de um novo cenário lírico com garra e valorização do poeta vivo. Tanto o Portal do Poeta Brasileiro, como a recém formada Academia Nacional do Portal do Poeta Brasileiro, ambos são espaços livres de preconcepções e limitações, e assim, tanto os nascidos e criados em berços onde a cultura sempre foi e será proeminente, quanto aqueles que a vida fez da mesma lida, como um único corpo e mente.
De minha parte, agradeço a abertura desde 2009, quando dei início a esta nova carreira que tem sido minha motivação e luta, com meu empenho na aquisição diária de novos conhecimentos. Hoje, com oito livros solo, sendo um romance que contempla uma campanha de doação de órgãos e tecidos, ensaios e roteiros para teatro e cinema, outros cinco livros em fase de revisão, várias antologias e projetos, sinto-me uma pessoa capaz de colaborar com nossa sociedade das mais diversas formas.
É com este espírito e determinação que aceitei com muito orgulho mais esta empreitada na valorosa Academia de Letras de Goiás, onde pretendo ser parte atuante no processo de construção de um novo tempo.
Abraços poéticos; eis-me aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário